Horários de visitas

sabinjf Diante do cenário atual, novas restrições fazem-se necessárias em relação à visitação e acompanhamento dos pacientes internados no Sabin. Buscando sempre a segurança operacional e a manutenção dos atuais protocolos de prevenção, contamos com a compreensão de todos.

Minuto Endometriose - Endometriose X Fertilidade


Minuto Endometriose - Endometriose X Fertilidade

Existe muita dúvida envolvendo endometriose e fertilidade. Seria esta doença que acomete de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva a causa em afetar a fertilidade das pacientes?

A resposta é sim. Estima-se que em torno de 50 % das mulheres que não conseguem engravidar tenham como causa a endometriose. No mundo em torno de 70 milhões de mulheres tem infertilidade devido à doença inflamatória.

Grande problema da infertilidade causada pela endometriose é que nem sempre ela se manifesta com dor. Talvez o primeiro sinal da mulher ou do casal seja a dificuldade em engravidar. Seria neste caso uma doença silenciosa? Sim, existem mulheres que não manifestam dor pélvica, dismenorreia e ou dispareunia e somente depois de alguns anos na tentativa de engravidar e não conseguir e que se atentam e procuram orientação. Este é o problema, pois a doença tem caracter progressivo e quando se descobre pode ser descoberta em estágios muito avançados.

Porque a endometriose causa infertilidade? São vários os fatores: as trompas responsáveis pelo transporte dos óvulos para o encontro com o espermatozoíde pode estar obstruída ou então pode não estar funcionante com a paralização dos movimentos ciliares que \"penteiam\" e fazem o transporte dos óvulos ao encontro com o espermatozóide. A alteração na anatomia, a distorção dos órgãos pélvicos em decorrência da fibrose é conhecida também como causa.

Sabe-se que pacientes com endometriomas (cistos de endometriose nos ovários) tem seu número de óvulos diminuidos, tem alteração na maturação dos oócitos e também diminuição da qualidade de seus óvulos. Mas não paramos por ai,o fluido peritoneal alterado pela doença também prejudica na função dos espermatozóides, causa processo inflamatório no endométrio prejudicando a implantação dos embriões.

Por último temos as alterações hormonais que por ser um ambiente estrogênio dependente, prejudica no crescimento dos óvulos, dificulta a ovulação e diminui a predominância do hormônio progesterona na segunda fase do ciclo menstrual.

O tratamento da infertilidade causada pela endometriose pode ser: clinico com medicações, cirúrgico e ou os dois combinados. Em certos casos é preciso lançar mão da reprodução assistida.

Vai uma dica: você que deseja engravidar, se passar de um ano tentando e não conseguir vale procurar seu ginecologista e se atentar que a causa pode ser endometriose, mesmo que sem sintoma algum.

Dr.Luciano Furtado
Endopelvic.com


CONVÊNIOS CREDENCIADOS

    sabinjf.com.br            SABINJF            @SABINJF


    Veja nossa Política pública de Proteção de Dados.

    Contatos

    Dúvida ou informações, favor entrar entrar em contato por um dos e-mails abaixo

    OUVIDORIA: sac@sabinjf.com.br

    COMUNICAÇÃO: comunicacao@sabinjf.com.br

    ENVIO DE CURRICULO: curriculo@sabinjf.com.br


    Dr. Edgar Carlos Pereira, 600 - Santa Tereza,
        Juiz de Fora - MG, 36020 - 200

    Acesse os horários e itinerário de ônibus