Horários de visitas

sabinjf Diante do cenário atual, novas restrições fazem-se necessárias em relação à visitação e acompanhamento dos pacientes internados no Sabin. Buscando sempre a segurança operacional e a manutenção dos atuais protocolos de prevenção, contamos com a compreensão de todos.

Print de Placenta: oficina prepara equipe do Hospital Albert Sabin para eternizar as lembranças do parto através da arte


Print de Placenta: oficina prepara equipe do Hospital Albert Sabin para eternizar as lembranças do parto através da arte

Com objetivo de eternizar as emoções do parto e a ligação entre mãe e bebê, o Setor Materno-Infantil do Hospital Albert Sabin promoveu no último sábado, dia 10, a oficina “Print de Placenta”. Idealizado pela Dra. Marcia Mizrahy, Coordenadora da Unidade da Mulher e da Criança (UMC), em parceria com a Associação de Doulas de Juiz de Fora, a oficina foi ministrada pelas doulas Aline Bandeira e Wanda Toledo. A iniciativa teve como objetivo capacitar a equipe para a produção do presente que será ofertado às mães, favorecendo, ainda mais, a humanização dos partos realizados no hospital.

O treinamento é importante porque que há uma técnica para a produção da arte, que pode ser realizada utilizando o próprio sangue da placenta ou através de tintas coloridas. A equipe se mostrou motivada em aprender o processo e com muita criatividade, produziu diversos prints – coloridos e monocromáticos. “Me surpreendeu a participação! Fiquei muito feliz! Equipe envolvida e participativa” destacou a Dra. Márcia Mizrahy.

A enfermeira da UMC, Jéssica Pedrette, explicou que além de toda simbologia do print, o presente veio em boa hora, já que devido à pandemia, não está sendo permitido que as mães levem a placenta para casa. “A Oficina foi uma ótima iniciativa para nos ensinar sobre o Print de Placenta nas suas diversas possibilidades. Será um presente do Sabin para as mamães”, acrescenta.

Carregado de emoções, o Print de Placenta simboliza a Árvore da Vida. Nele, o tecido placentário representa as folhas, os vasos sanguíneos formam os galhos e o cordão umbilical remete ao caule. O print transforma o momento do parto e o vínculo entre mãe e filho em uma recordação linda e muito especial. De acordo com Aline Bandeira, uma das doulas que ministrou a oficina, a técnica promove uma conexão afetuosa entre a equipe, a gestante, o bebê e toda família, e faz com que este momento seja eternizado no papel em forma de arte. “É a Árvore da Vida representada ali, com um pedaço do cordão umbilical, que faz com que a mãe se lembre para sempre que esteve ligada ao seu bebê por um tempo”, completa Dra. Márcia. 

A lembrança já começou a ser produzida no HAS e as pacientes que quiserem recebê-la poderão comunicar à equipe. No dia posterior à oficina, a primeira mãe já foi contemplada. “Após o Parto e a expulsão da placenta, nós da equipe UMC montamos a placenta para poder realizar o print e presentear a mamãe. Ela ficou encantada com a iniciativa”, relata a enfermeira Jéssica Pedrette. Produzida em folha de papel especial, a arte é entregue com os dados da mãe e do bebê, com todos os cuidados e assistência.

Galeria de fotos


    ...

CONVÊNIOS CREDENCIADOS

    sabinjf.com.br            SABINJF            @SABINJF


    Veja nossa Política pública de Proteção de Dados.

    Contatos

    Dúvida ou informações, favor entrar entrar em contato por um dos e-mails abaixo

    OUVIDORIA: sac@sabinjf.com.br

    COMUNICAÇÃO: comunicacao@sabinjf.com.br

    ENVIO DE CURRICULO: curriculo@sabinjf.com.br


    Dr. Edgar Carlos Pereira, 600 - Santa Tereza,
        Juiz de Fora - MG, 36020 - 200

    Acesse os horários e itinerário de ônibus